perguntas-frequentes-ginga

Saiba se o Ginga é para você, selecionamos algumas dúvidas frequentes que recebemos, clique nas questões a seguir para obter as respostas. 

O que é negro?

A classificação do IBGE determina que negros são os indivíduos que correspondem ao grupo formado por pessoas pretas e pardas. O conceito de raça negra se baseia nas características fenotípicas do indivíduo, ou seja, o conjunto de características físicas como cor da pele, nariz mais largo, lábios grossos, cabelos crespos e cacheados, que acabam legitimando a autodeclaração como preto ou pardo.

Quem é negro no Brasil?

O Estatuto da Igualdade Racial (Lei Nº 12.288/ 2010) define como população negra o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou que adotam auto definição análoga.

Tenho uma avó/avô/pai/mãe que é negro, mas não sou lido como negro. Eu posso participar?

No Brasil, quanto mais pigmentada for a pele de uma pessoa, mais barreiras ela encontra na sociedade, ou seja, mais racismo ela sofre. Por isso, o programa é focado em pessoas autodeclaradas pretas ou pardas, uma vez que esse grupo, historicamente minorizado na sociedade, sempre teve menos acesso que outros. Caso você não seja lido como negro e tenha interesse em acelerar sua startup você pode se inscrever em outros programas do Sebrae For Startups em: https://startups.sebraesp.com.br/ 

Minha startup tem um sócio negro e outro não negro. Posso me inscrever nos programas do Ginga?

Você poderá inscrever sua startup nos programas oferecidos pelo Ginga caso a pessoa negra (preta ou parda) seja a sócia majoritária do negócio ou mais da metade do time fundador da startups seja composto por pessoas negras (pretas ou pardas).

Resido em outro Estado. Posso me inscrever nos programas do Ginga?

Os programas do Ginga são destinados apenas para pessoas que residam em alguma cidade do Estado de São Paulo ou possuam uma empresa com CNPJ em alguma cidade do Estado de São Paulo.

Por que um Hub com programas apenas para pessoas negras?

O Sebrae For Startups acredita na diversidade e na importância da pluralidade dentro da organização. Vivemos em um país em que a maior parte da população é negra, mas a presença destas pessoas em cargos estratégicos e de liderança dentro das empresas, ainda é pequena.  Dados do estudo “Panorama do ecossistema de startups no Brasil – Rumo à diversidade racial” realizado em 2021 pela BlackRocks Startups e Bain Company apontam que menos da metade das startups lideradas por pessoas negras receberam algum tipo de apoio de agentes do ecossistema. Outro dado importante que o estudo traz é de que startups lideradas por pessoas negras enfrentam um cenário de exclusão ocasionado pela preferência de 78% dos agentes de fomento em acessar apenas negócios indicados por sua rede. Diante disso, nosso objetivo com o programa é fomentar um ecossistema favorável para o empreendedor negro, fortalecendo o empreendedorismo negro em tecnologia e impactando um maior número de pessoas.

Selecionar candidatos exclusivamente negros não denota uma forma de preconceito?

De forma alguma. O objetivo desse programa é ampliar oportunidades para pessoas que historicamente tiveram menos acesso. Quando olhamos para as startups temos um recorte muito definido do perfil de candidatos que terão sucesso nos programas. Eles frequentaram as melhores escolas, aprenderam um segundo, ou até um terceiro, idioma e fizeram intercâmbio. Nosso objetivo é ir além. Acreditamos igualmente no potencial de quem não teve estas mesmas oportunidades, e queremos proporcionar um ecossistema equitativo para que elas se desenvolvam.

Por que precisa de um hub com programas de startups para pessoas negras?

Segundo pesquisa realizada pela Bain Company com a Black Rocks chamada “Panorama do ecossistema de startups no Brasil – Rumo à diversidade racial” menos da metade das startups lideradas por pessoas negras receberam algum tipo de apoio de agentes externos em sua jornada empreendedora. Diante desse dado ter um programa intencionalmente voltado para esse público visa aumentar o número de startups lideradas por pessoas negras que têm acesso a apoio durante sua jornada.

Então agora o Sebrae For Startups vai "baixar a régua" no critério de seleção das Startups?

Os programas do Ginga seguem os mesmos padrões de excelência e comprometimento dos demais programas do Sebrae For Startups. Não estamos “baixando a régua”, o que estamos fazendo é valorizar outros pontos de vista e narrativas para proporcionar oportunidades equitativas a todos.

O Sebrae For Startups agora faz ativismo político?

O Ginga vem para reforçar nossos valores e compromissos com a Diversidade, Equidade e Inclusão.

Sou estrangeiro/imigrante, mas moro no Brasil. Posso me inscrever?

Pessoas estrangeiras/imigrantes negras poderão se inscrever nos programas do Ginga desde que residam em alguma cidade do Estado de São Paulo. Uma vez selecionadas, poderão fazer parte do Programa.

O que consideramos startups para os programas do Ginga?

Empresas de base tecnológica, que já são ou que tenham o potencial de se tornarem repetíveis e escaláveis, podendo ser multissetoriais, sem restrição de segmento de atuação, que tenham sido fundadas por pessoas autodeclaradas negras e com CNPJ no Estado de São Paulo.

O que é repetível e escalável?

Repetível significa ser capaz de entregar o mesmo produto em escala potencialmente ilimitada. Dessa forma, não é viável muitas customizações ou adaptações, pois a meta é multiplicar. Ser escalável é aquele em que é possível expandir os ganhos sem aumentar as despesas na mesma proporção, ou seja, que os custos sejam bem menores e o faturamento cresça de forma rápida e gradual (exponencialmente). Nestes dois casos, a tecnologia é uma grande aliada.

O que é MVP?

MVP é uma sigla em inglês (Minimum Viable Product), ou seja, Produto Mínimo Viável, é uma versão de um produto ou serviço que vai permitir que faça testes para validar minimamente todos os seus diferenciais: canais de distribuição, percepção do público e, inclusive, se existe um público e demanda para ele. O MVP é o primeiro estágio de uma startup, uma primeira versão mais simples que o produto final e/ou com uma das soluções que o negócio quer entregar, comumente atribuído o nome de protótipo também.

O que é o Ginga Afrotech Hub?

O Ginga é um hub de soluções para empresas lideradas por pessoas negras (pretas e pardas) em tecnologia. Nosso objetivo é apoiar o fortalecimento e desenvolvimento desse perfil de empresa e pessoa empreendedora das mais diferentes formas em todos os seus estágios de maturidade.

O Ginga é uma ação do Sebrae?

O Ginga se alinha aos objetivos do Sebrae ao estar focado no: 

Fomento ao aperfeiçoamento técnico das empresas atendidas; Promoção da cultura empreendedora em tecnologia e disseminação do conhecimento sobre empreendedorismo em tecnologia;  Aumento da participação dos negócios liderados por empreendedores negros na nova economia e desenvolvimento das habilidades necessárias para o chamado Empreendedor do Futuro;  Atuação em rede, com outros players de mercado que já atuam com empreendedorismo negro em tecnologia, para transformar a realidade do atual cenário de inclusão e equidade no ecossistema de startups no Estado de São Paulo; Elevar a produtividade e competitividade dos negócios apoiados;  Ampliar a cobertura e efetividade do atendimento feito pelo Sebrae ao ecossistema de startups;  Ampliar e fortalecer as parcerias que potencializam as transformações no ecossistema. 

Pular para o conteúdo